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Diferentes abordagens analíticas para estudos de mercados da pecuária ExtensaoRural
Matte, Alessandra.
Diante da multiplicidade de formas em que os mercados podem estar organizados, este artigo tem por objetivo apresentar de forma sistematizada diferentes abordagens utilizadas para compreender as dinâmicas e o funcionamento dos mercados agropecuários, reconhecendo as contribuições das distintas escolas, como também algumas de suas fragilidades. Assim, foram selecionadas escolas e abordagens que pudessem ser interessantes para estudo mais específico de mercados pecuários no Sul do Brasil, de modo que fossem perspectivas que levassem em consideração aspectos sociais e econômicos. As constatações apresentadas nos põem diante da evidência de que aspectos econômicos, sociais e culturais compõem os elementos que orientam as trocas, e que distintas abordagens...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Comercialização; Economia; Sociologia..
Ano: 2019 URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/31971
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ASPECTOS INSTITUCIONAIS E REFERENCIAIS TEÓRICOS PARA A ANÁLISE DA AGRICULTURA FAMILIAR ARTICULADA AO COMPLEXO DO FUMO ExtensaoRural
Prieb, Rita Inês Pauli; Ramos, Pedro.
O artigo objetivou abordar os referenciais teóricos que auxiliam na compreensão e análise da problemática do preço e da comercialização do fumo em folha da Região Sul do Brasil. Foram enfatizados os aspectos institucionais das ações da agroindústria fumageira e da organização dos produtores de fumo. Partiu-se de uma síntese de um referencial teórico buscado na história do pensamento econômico, sobre formação de preços de diferentes bens numa economia capitalista, no curto e no longo prazo, destacando-se a distinção entre bens primários e bens industrializados. Passou-se, finalmente, para uma análise do processo de determinação de preços e de comercialização no complexo fumageiro, tendo em conta os agentes sociais envolvidos, as instituições e os mecanismos...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Preço; Fumo; Comercialização.
Ano: 2004 URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/9261
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Negócio feira livre: análise e discussão sob a perspectiva do feirante ExtensaoRural
Morel, Aline Pereira Sales; Rezende, Liviane Tourino; Sette, Ricardo de Souza.
Esse estudo tem como propósito principal identificar a realidade do negócio feira livre da cidade de Lavras, a partir da perspectiva dos feirantes. Para tanto, foi feita uma pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo, sendo utilizadas as técnicas de observação não participante, entrevistas em profundidade e aplicação de questionários. Os resultados evidenciam que, embora satisfeitos com a profissão e com o ambiente de trabalho, estes profissionais ainda esbarram em dificuldades estruturais no seu cotidiano, que poderiam ser resolvidas a partir da adoção de algumas mudanças. Outra característica observada durante a pesquisa é o distanciamento e a desunião do setor estudado, que acaba agravando os problemas e dificuldades. Espera-se que esta pesquisa...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Comercialização; Feira-livre; Feirantes; Pequenos produtores familiares.
Ano: 2015 URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/16781
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Análise prospectiva do agronegócio gengibre no estado do Paraná Horticultura Brasileira
Negrelle,Raquel R.B.; Elpo,Eliane R.S.; Rücker,Neusa G.A..
Apresentam-se resultados de estudo prospectivo da cadeia produtiva do gengibre no estado do Paraná (Brasil), englobando panorama mundial, brasileiro e paranaense de produção e comercialização; caracterização da comunidade produtora agrícola paranaense; identificação, caracterização e detecção dos principais pontos de estrangulamento de outros níveis da cadeia produtiva.
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Zingiber officinale Roscoe; Cadeia de produção; Comercialização.
Ano: 2005 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362005000400033
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Desenvolvimento de tomate de mesa, com o uso do método QFD (Desdobramento da Função Qualidade), comercializado em um supermercado Horticultura Brasileira
Marcos,Sissi K.; Jorge,José Tadeu.
Para atender as exigências do consumidor, relativas ao tomate de mesa, oferecendo um produto de qualidade, e reduzir as perdas pós-colheita, aplicou-se o método QFD ao tomate comercializado em um supermercado. Avaliou-se o potencial de uso dessa ferramenta, bem como sua aplicabilidade a um produto hortícola, tendo-se realizado o desdobramento da qualidade, com o trabalho conduzido na loja Carrefour D.Pedro, em Campinas. Desenvolveu-se um produto a partir das características exigidas pelo consumidor, estabelecendo-se como concorrente o tomate 'Carmem'. A cada etapa do método, as decisões foram tomadas após discussões norteadas pelas características inerentes ao produto e suas relações com a metodologia. O lote piloto, com as características exigidas pelos...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Lycopersicon esculentum; Planejamento da qualidade; Pós-colheita; Comercialização; Varejo; Consumidor.
Ano: 2002 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362002000300019
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Perfil dos consumidores de plantas medicinais e condimentares do município de Pato Branco (PR) Horticultura Brasileira
Marchese,José Abramo; Broetto,Fernando; Ming,Lin C.; Goto,Rumy; Stefanini,Mirian B.; Galina,Adinam; Tedesco,Ângela C.; Conte,Cassiano; Miniuk,Cindia M.; Schurt,Daniel A.; Sangaletti,Emerson; Silva,Giovani O. da; Gomes,Greice; Bertagnolli,José A.; Francheschi,Lucia; Cossa,Maicon L.; Moraes,Maires R.D.; Lima,Patrícia M.; Lira,Rodrigo; Costa,Silvana.
Diagnosticou-se o perfil dos consumidores de supermercados em Pato Branco (PR), com relação às suas preferências pelas plantas medicinais e condimentares, como subsídio à produção por pequenos produtores rurais. Os consumidores preferem produtos orgânicos, observam a aparência e o preço do produto, e vão ao mercado uma vez por semana, preferencialmente aos sábados. As dez plantas medicinais preferidas, em ordem decrescente, são camomila, anis, boldo, carqueja, guaco, malva, poejo, espinheira-santa, menta e sálvia. As dez plantas condimentares preferidas, em ordem decrescente, são cebola, cravo, canela, orégano, alho, nóz-moscada, pimentão, cebolinha, endro e salsinha.
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Plantas medicinais; Plantas condimentares; Comercialização; Mercado.
Ano: 2004 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362004000200034
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Levantamento de perdas em hortaliças frescas na rede varejista de Mineiros Horticultura Brasileira
Tofanelli,Mauro BD; Fernandes,Marilaine de S; Carrijo,Núbia S; Martins Filho,Oscar B.
No presente trabalho realizou-se um levantamento das perdas no mercado varejista de olerícolas in natura no município de Mineiros (GO) a fim de fornecer informações que possam auxiliar em ações específicas ao setor para se diminuir as perdas de hortaliças frescas no varejo local. Foram realizadas pesquisas em oito supermercados, duas quitandas e uma feira-livre, entre dezembro/05 e janeiro/06 mediante aplicação de questionários. Foram levantados os volumes comercializados, as dez maiores perdas na semana, o principal motivo causador das perdas e as principais providências internas e externas no equipamento de varejo considerado. Dentre as hortaliças relacionadas pela pesquisa, o tomate, a melancia, a cenoura, a batata e o repolho foram as olerícolas que...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Hortaliças; Perdas; Comercialização; Varejo.
Ano: 2009 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362009000100024
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Diagnóstico da produção de hortaliças na região metropolitana de Belo Horizonte Horticultura Brasileira
Silva,Wellington F; Marques,Douglas J; Silva,Ernani C; Bianchini,Hudson C; Ishimoto,Fábio A; Pereira Júnior,Marlon JF.
A cadeia produtiva de hortaliças da região metropolitana de Belo Horizonte caracteriza-se pelo cultivo de hortaliças tuberosas, herbáceas e frutos, sendo considerado um dos cinturões verdes do estado de Minas Gerais. Este trabalho teve como objetivo realizar um diagnóstico da situação atual dos produtores dessa região, analisando aspectos de produção, comercialização e caracterização dos produtores. A coleta dos dados foi feita através de um questionário estruturado aplicado in loco no período de janeiro a dezembro de 2013 para um grupo representativo de produtores, indicados pela EMATER-MG. Foi feita uma avaliação quantitativa dos dados apresentada na forma de figuras e tabelas. Verificou-se que na região metropolitana a maioria dos produtores de...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Olericultura; Cinturão verde; Diagnóstico; Comercialização.
Ano: 2015 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362015000300368
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Mercados diferenciados de hortaliças Horticultura Brasileira
Junqueira,Antônio Hélio; Luengo,Rita de Fátima Alves.
Conhecimento insuficiente das práticas de mercado pode ser causa de uma remuneração inferior ou mesmo causa de prejuízo total por ocasião da venda. No presente texto são discutidas formas de agregar conveniência e serviço, e consequentemente aumentar a rentabilidade econômica, às hortaliças com ênfase em atender à demanda do mercado crescente e cada vez mais interessado em alimentação saudável e prática. Serão analisados diferentes segmentos de mercado para hortaliças, a saber: hortaliças não-convencionais, hortaliças supergeladas e congeladas, hortaliças minimamente processadas, hortaliças enlatadas e em conservas, hortaliças desidratadas e liofilizadas e hortaliças orgânicas.
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Comercialização; Distribuição; Agregação de valor.
Ano: 2000 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362000000200003
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Caracterização da comercialização de tomate de mesa na CEAGESP: perfil dos atacadistas Horticultura Brasileira
Andreuccetti,Caroline; Ferreira,Marcos David; Gutierrez,Anita S.D.; Tavares,Marcelo.
Os Centros de Abastecimento, conhecidos por CEASAS, são pontos de concentração física da produção de hortigranjeiros e flores oriundos de diversas regiões do país. As mercadorias são destinadas aos atacadistas, que podem também ser produtores rurais ou apenas intermediários. O tomate possui grande representatividade de comercialização dentro dessas centrais de abastecimento. A partir de questionários, identificou-se o perfil dos comerciantes de tomate de mesa na CEAGESP. Constatou-se que 45,8% dos entrevistados possuem um volume médio de tomate comercializado durante o ano maior que 10.000 toneladas, sendo que, desses, 70,8% possuem produção própria de tomate. As cultivares Carmen e Débora foram as líderes de comercialização no período avaliado. Os...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Lycopersicon esculentum Mill.; Comercialização; Classificação; Perdas pós-colheita; Embalagem.
Ano: 2005 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362005000200033
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Formas de apresentação e embalagens de mandioquinha-salsa no varejo brasileiro Horticultura Brasileira
Henz,Gilmar Paulo; Reifschneider,Francisco José B..
No varejo brasileiro, as raízes de mandioquinha-salsa são tradicionalmente comercializadas a granel e expostas em gôndolas abertas sem refrigeração, e os consumidores manipulam e selecionam o produto. O objetivo desse trabalho foi identificar e descrever as formas de apresentação da mandioquinha-salsa ofertadas no varejo através de visitas in situ a supermercados, sacolões e quitandas de São Paulo (SP) e Brasília (DF), entre 2001 e 2003, e também efetuar um estudo preliminar da percepção do consumidor em São Paulo. Foram identificados dez tipos de produtos de mandioquinha-salsa, três produzidos no sistema orgânico e sete no sistema convencional, em diferentes formas de apresentação, como raízes a granel, pré-embaladas, minimamente processadas e...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Arracacia xanthorrhiza; Embalagens; Preços; Comercialização.
Ano: 2005 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362005000100013
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Mercado de hortaliças frescas no município de Mineiros-GO Horticultura Brasileira
Tofanelli,Mauro BD; Fernandes,Marilaine de S; Martins Filho,Oscar B; Carrijo,Núbia S.
A comercialização racional e eficiente de hortaliças necessita de estudos constantes nos mercados para fornecer informações que possam servir de suporte à elaboração de estratégias e execuções de ações para melhorias em todo contexto mercadológico. O presente trabalho teve como objetivo realizar levantamento do mercado de olerícolas in natura no município de Mineiros (Goiás) a fim de fornecer informações de mercado que possam auxiliar em ações específicas ao setor. Para isso, foram realizadas pesquisas em estabelecimentos comerciais (equipamentos varejistas: supermercados, quitandas e feira-livre) entre dezembro de 2005 e janeiro de 2006 mediante aplicação de questionários em cada equipamento. Dentre as hortaliças relacionadas pela pesquisa, o tomate,...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/other Palavras-chave: Olerícolas; Comercialização; Mercado; Olericultura.
Ano: 2007 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362007000300030
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Classificação do tomate por atacadistas e produtores Curitiba Horticultura Brasileira
Rodrigues,Luciana R; Zambon,Fernanda Rita A; Muraro,Daniel.
Identificou-se o sistema efetivamente utilizado para classificação do tomate para mesa por atacadistas e produtores em Curitiba. Verificou-se também por que não são adotadas as normas legais de classificação. Foram entrevistados 11 atacadistas e 31 produtores de tomate que comercializam sua produção na CEASA Curitiba. Outros dois produtores foram entrevistados em suas propriedades e acompanhados desde a produção até a comercialização. Após tabulação dos dados calculou-se a porcentagem de entrevistados enquadrados em cada questão, em relação ao número total de entrevistados. Constatou-se que há mais de uma linguagem de classificação no mercado e embora não haja padrões de classificação, essas linguagens são compreendidas no momento da comercialização. Para...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Lycopersicon esculentum Mill.; Padrões de qualidade; Comercialização; Mercado atacadista.
Ano: 2007 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362007000400006
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Valoração dos atributos de qualidade do tomate de mesa: um estudo com atacadistas da CEAGESP Horticultura Brasileira
Oliveira,Sabrina L de; Ferreira,Marcos D; Gutierrez,Anita de SD.
A grande variação no valor do tomate de mesa, do mesmo grupo varietal, mesma classificação e no mesmo dia de comercialização, no mercado atacadista da CEAGESP, tem entre suas causas mais importantes a diferença de qualidade nos atributos destes frutos. O objetivo deste trabalho foi criar uma ferramenta de avaliação dos atributos de qualidade considerados importantes para o tomate de mesa e, a partir da avaliação, apontar os mais relevantes na diferença de valor praticado na comercialização da CEAGESP. Primeiramente, foram levantados os principais atributos que determinam a qualidade do tomate de mesa a partir de entrevista com agentes de comercialização de tomate da CEAGESP. A partir deste levantamento, foi criado um gabarito de avaliação visual da...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Solanum lycopersicum; Ferramenta de avaliação; Pós-colheita; Comercialização; Embalagem.
Ano: 2012 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362012000200006
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SISTEMAS de produção para a cultura do feijão solteiro e consorciado com milho, Região Norte-MG. Infoteca-e
Sistemas de producao para a cultura do feijao solteiro e feijao consorciado com milho.
Tipo: Sistema de Produção (INFOTECA-E) Palavras-chave: Feijao Solteiro; Feijao Consorciado; Cultura; Plantas Daninhas; Pragas; Doencas; Controle; Bean; Intercropping bean; Maize; Production system; Culture; Conservation; Plantation; Manure; Diseases; Control; Commercialization.; Adubação; Armazenamento; Comercialização; Conservação; Milho; Phaseolus Vulgaris; Plantio; Solo; Sistema de Produção; Zea Mays.; Pests; Soil; Storage; Weeds..
Ano: 1981 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/903967
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Manga: o produtor pergunta, a Embrapa responde. Infoteca-e
PEREIRA, M. E. C.; FONSECA, N.; SOUZA, F. V. D..
Classificação e descrição botânica; Variedades; Clima e solo; Propagação; Instalação do pomar; Adubação e calagem; Irrigação; Fertirrigação; Podas; Florescimento e frutificação; Monitoramento e controle de pragas; Monitoramento e controle de doenças; Colheita e pós-colheita; Processamento; Comercialização.
Tipo: Col Criar Plantar ABC 500P/500R Saber (INFOTECA-E) Palavras-chave: Colheita; Comercialização; Doença; Irrigação; Fruticultura; Plantio; Praga; Processamento; Produção; Taxonomia vegetal; Variedade.
Ano: 2005 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/119229
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Mangicultura: produção de qualidade ganha mercados no Brasil e no exterior. Infoteca-e
MOUCO, M. A. do C.; SILVA, D. J..
Os pomares de manga do Vale do Submédio São Francisco integram uma das principais cadeias produtivas da fruticultura brasileira. O desenvolvimento de tecnologias eficientes, combinado ao empreendedorismo privado, destaca a região pela alta produtividade, qualidade dos frutos e o planejamento de safras para serem colhidas em qualquer época do ano.
Tipo: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E) Palavras-chave: Mango.; Manga; Irrigação; Exportação; Comercialização; Mangifera Indica; Mercado..
Ano: 2015 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1063069
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Mercados diferenciados de hortaliças. Infoteca-e
JUNQUEIRA, A. H.; LUENGO, R. de F. A..
bitstream/CNPH-2009/19298/1/ct_17.pdf
Tipo: Circular Técnica (INFOTECA-E) Palavras-chave: Distribuicao; Postharvest; Distribution.; Abastecimento; Agregação de Valor; Comercialização; Hortaliça; Pós-Colheita.; Marketing; Supply; Value-added products; Vegetables..
Ano: 1999 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/768138
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Produtividade de batata-doce em canteiros utilizando diferentes espaçamentos e segmentos da rama. Infoteca-e
MELO, R. A. de C. e; AMARO, G. B.; VENDRAME, L. P. de C.; PILON, L..
O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho produtivo de batatas-doces em canteiros utilizando espaçamentos distintos e mudas oriundas de diferentes segmentos da rama.
Tipo: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E) Palavras-chave: Ipomoea Batatas; Propagação Vegetativa; Comercialização; Batata Doce.
Ano: 2019 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1121678
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A cultura do urucu no Norte do Brasil. Infoteca-e
FALESI, I. C.; KATO, O. R..
bitstream/item/58787/1/CPATU-Doc65.pdf
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Urucu; Cultivo; Sememte; Armazenagem; Propagação; Biologia floral; Bixina; Brasil; Annato; Cultivation; Floral biology; Seed; Propagation; Production; Spacing; Culting; Pole; Fertilizer.; Adubação; Bixa Orellana; Comercialização; Enraizamento; Espaçamento; Estaca; Muda; Poda; Produção; Seleção.; Amazonia; Commercialization; Pruning; Rooting; Storage..
Ano: 1992 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/379411
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