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Registros recuperados: 351 | |
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Matte, Alessandra. |
Diante da multiplicidade de formas em que os mercados podem estar organizados, este artigo tem por objetivo apresentar de forma sistematizada diferentes abordagens utilizadas para compreender as dinâmicas e o funcionamento dos mercados agropecuários, reconhecendo as contribuições das distintas escolas, como também algumas de suas fragilidades. Assim, foram selecionadas escolas e abordagens que pudessem ser interessantes para estudo mais específico de mercados pecuários no Sul do Brasil, de modo que fossem perspectivas que levassem em consideração aspectos sociais e econômicos. As constatações apresentadas nos põem diante da evidência de que aspectos econômicos, sociais e culturais compõem os elementos que orientam as trocas, e que distintas abordagens... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Comercialização; Economia; Sociologia.. |
Ano: 2019 |
URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/31971 |
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Prieb, Rita Inês Pauli; Ramos, Pedro. |
O artigo objetivou abordar os referenciais teóricos que auxiliam na compreensão e análise da problemática do preço e da comercialização do fumo em folha da Região Sul do Brasil. Foram enfatizados os aspectos institucionais das ações da agroindústria fumageira e da organização dos produtores de fumo. Partiu-se de uma síntese de um referencial teórico buscado na história do pensamento econômico, sobre formação de preços de diferentes bens numa economia capitalista, no curto e no longo prazo, destacando-se a distinção entre bens primários e bens industrializados. Passou-se, finalmente, para uma análise do processo de determinação de preços e de comercialização no complexo fumageiro, tendo em conta os agentes sociais envolvidos, as instituições e os mecanismos... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Preço; Fumo; Comercialização. |
Ano: 2004 |
URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/9261 |
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Morel, Aline Pereira Sales; Rezende, Liviane Tourino; Sette, Ricardo de Souza. |
Esse estudo tem como propósito principal identificar a realidade do negócio feira livre da cidade de Lavras, a partir da perspectiva dos feirantes. Para tanto, foi feita uma pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo, sendo utilizadas as técnicas de observação não participante, entrevistas em profundidade e aplicação de questionários. Os resultados evidenciam que, embora satisfeitos com a profissão e com o ambiente de trabalho, estes profissionais ainda esbarram em dificuldades estruturais no seu cotidiano, que poderiam ser resolvidas a partir da adoção de algumas mudanças. Outra característica observada durante a pesquisa é o distanciamento e a desunião do setor estudado, que acaba agravando os problemas e dificuldades. Espera-se que esta pesquisa... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Comercialização; Feira-livre; Feirantes; Pequenos produtores familiares. |
Ano: 2015 |
URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/16781 |
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Marcos,Sissi K.; Jorge,José Tadeu. |
Para atender as exigências do consumidor, relativas ao tomate de mesa, oferecendo um produto de qualidade, e reduzir as perdas pós-colheita, aplicou-se o método QFD ao tomate comercializado em um supermercado. Avaliou-se o potencial de uso dessa ferramenta, bem como sua aplicabilidade a um produto hortícola, tendo-se realizado o desdobramento da qualidade, com o trabalho conduzido na loja Carrefour D.Pedro, em Campinas. Desenvolveu-se um produto a partir das características exigidas pelo consumidor, estabelecendo-se como concorrente o tomate 'Carmem'. A cada etapa do método, as decisões foram tomadas após discussões norteadas pelas características inerentes ao produto e suas relações com a metodologia. O lote piloto, com as características exigidas pelos... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Lycopersicon esculentum; Planejamento da qualidade; Pós-colheita; Comercialização; Varejo; Consumidor. |
Ano: 2002 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362002000300019 |
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Marchese,José Abramo; Broetto,Fernando; Ming,Lin C.; Goto,Rumy; Stefanini,Mirian B.; Galina,Adinam; Tedesco,Ângela C.; Conte,Cassiano; Miniuk,Cindia M.; Schurt,Daniel A.; Sangaletti,Emerson; Silva,Giovani O. da; Gomes,Greice; Bertagnolli,José A.; Francheschi,Lucia; Cossa,Maicon L.; Moraes,Maires R.D.; Lima,Patrícia M.; Lira,Rodrigo; Costa,Silvana. |
Diagnosticou-se o perfil dos consumidores de supermercados em Pato Branco (PR), com relação às suas preferências pelas plantas medicinais e condimentares, como subsídio à produção por pequenos produtores rurais. Os consumidores preferem produtos orgânicos, observam a aparência e o preço do produto, e vão ao mercado uma vez por semana, preferencialmente aos sábados. As dez plantas medicinais preferidas, em ordem decrescente, são camomila, anis, boldo, carqueja, guaco, malva, poejo, espinheira-santa, menta e sálvia. As dez plantas condimentares preferidas, em ordem decrescente, são cebola, cravo, canela, orégano, alho, nóz-moscada, pimentão, cebolinha, endro e salsinha. |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Plantas medicinais; Plantas condimentares; Comercialização; Mercado. |
Ano: 2004 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362004000200034 |
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Tofanelli,Mauro BD; Fernandes,Marilaine de S; Carrijo,Núbia S; Martins Filho,Oscar B. |
No presente trabalho realizou-se um levantamento das perdas no mercado varejista de olerícolas in natura no município de Mineiros (GO) a fim de fornecer informações que possam auxiliar em ações específicas ao setor para se diminuir as perdas de hortaliças frescas no varejo local. Foram realizadas pesquisas em oito supermercados, duas quitandas e uma feira-livre, entre dezembro/05 e janeiro/06 mediante aplicação de questionários. Foram levantados os volumes comercializados, as dez maiores perdas na semana, o principal motivo causador das perdas e as principais providências internas e externas no equipamento de varejo considerado. Dentre as hortaliças relacionadas pela pesquisa, o tomate, a melancia, a cenoura, a batata e o repolho foram as olerícolas que... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Hortaliças; Perdas; Comercialização; Varejo. |
Ano: 2009 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362009000100024 |
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Silva,Wellington F; Marques,Douglas J; Silva,Ernani C; Bianchini,Hudson C; Ishimoto,Fábio A; Pereira Júnior,Marlon JF. |
A cadeia produtiva de hortaliças da região metropolitana de Belo Horizonte caracteriza-se pelo cultivo de hortaliças tuberosas, herbáceas e frutos, sendo considerado um dos cinturões verdes do estado de Minas Gerais. Este trabalho teve como objetivo realizar um diagnóstico da situação atual dos produtores dessa região, analisando aspectos de produção, comercialização e caracterização dos produtores. A coleta dos dados foi feita através de um questionário estruturado aplicado in loco no período de janeiro a dezembro de 2013 para um grupo representativo de produtores, indicados pela EMATER-MG. Foi feita uma avaliação quantitativa dos dados apresentada na forma de figuras e tabelas. Verificou-se que na região metropolitana a maioria dos produtores de... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Olericultura; Cinturão verde; Diagnóstico; Comercialização. |
Ano: 2015 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362015000300368 |
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Andreuccetti,Caroline; Ferreira,Marcos David; Gutierrez,Anita S.D.; Tavares,Marcelo. |
Os Centros de Abastecimento, conhecidos por CEASAS, são pontos de concentração física da produção de hortigranjeiros e flores oriundos de diversas regiões do país. As mercadorias são destinadas aos atacadistas, que podem também ser produtores rurais ou apenas intermediários. O tomate possui grande representatividade de comercialização dentro dessas centrais de abastecimento. A partir de questionários, identificou-se o perfil dos comerciantes de tomate de mesa na CEAGESP. Constatou-se que 45,8% dos entrevistados possuem um volume médio de tomate comercializado durante o ano maior que 10.000 toneladas, sendo que, desses, 70,8% possuem produção própria de tomate. As cultivares Carmen e Débora foram as líderes de comercialização no período avaliado. Os... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Lycopersicon esculentum Mill.; Comercialização; Classificação; Perdas pós-colheita; Embalagem. |
Ano: 2005 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362005000200033 |
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Henz,Gilmar Paulo; Reifschneider,Francisco José B.. |
No varejo brasileiro, as raízes de mandioquinha-salsa são tradicionalmente comercializadas a granel e expostas em gôndolas abertas sem refrigeração, e os consumidores manipulam e selecionam o produto. O objetivo desse trabalho foi identificar e descrever as formas de apresentação da mandioquinha-salsa ofertadas no varejo através de visitas in situ a supermercados, sacolões e quitandas de São Paulo (SP) e Brasília (DF), entre 2001 e 2003, e também efetuar um estudo preliminar da percepção do consumidor em São Paulo. Foram identificados dez tipos de produtos de mandioquinha-salsa, três produzidos no sistema orgânico e sete no sistema convencional, em diferentes formas de apresentação, como raízes a granel, pré-embaladas, minimamente processadas e... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Arracacia xanthorrhiza; Embalagens; Preços; Comercialização. |
Ano: 2005 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362005000100013 |
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Oliveira,Sabrina L de; Ferreira,Marcos D; Gutierrez,Anita de SD. |
A grande variação no valor do tomate de mesa, do mesmo grupo varietal, mesma classificação e no mesmo dia de comercialização, no mercado atacadista da CEAGESP, tem entre suas causas mais importantes a diferença de qualidade nos atributos destes frutos. O objetivo deste trabalho foi criar uma ferramenta de avaliação dos atributos de qualidade considerados importantes para o tomate de mesa e, a partir da avaliação, apontar os mais relevantes na diferença de valor praticado na comercialização da CEAGESP. Primeiramente, foram levantados os principais atributos que determinam a qualidade do tomate de mesa a partir de entrevista com agentes de comercialização de tomate da CEAGESP. A partir deste levantamento, foi criado um gabarito de avaliação visual da... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Solanum lycopersicum; Ferramenta de avaliação; Pós-colheita; Comercialização; Embalagem. |
Ano: 2012 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362012000200006 |
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